Imagem que simboliza uma troca entre duas pessoas, em que uma dá uma ideia e a outra tem insights através disso

Verdade seja dita: todos nós temos áreas em que podemos nos desenvolver e sabemos muito bem disso. No entanto, para a maioria de nós, receber feedback pode às vezes (ou sempre) ser desconfortável. Pode parecer que alguém está simplesmente apontando suas falhas ou defeitos e nos sentimos altamente tentados a entrar na posição defensiva e argumentarmos a nosso favor… mas e se mudássemos nossa mentalidade aqui? E se considerássemos o feedback uma oportunidade para continuar nossa jornada de desenvolvimento pessoal e profissional? Podemos aprender a mudar nosso pensamento de fixar nossa atenção nos pontos negativos para encontrar oportunidades no feedback. Todos têm áreas de desenvolvimento, cometem erros às vezes e podem melhorar algo. Portanto, o importante é o que você faz com esse feedback recebido, mesmo que seja inicialmente um pouco indigesto.

Mentalidade + Reação = Resultado

Todos nós já estivemos em uma situação onde tivemos um dia ruim, as coisas simplesmente não estão indo bem, e você recebe um feedback desfavorável de um colega, gestor ou cliente. Quando você está em uma mentalidade negativa, é fácil reagir com raiva ou decepção, o que pode afetar seu trabalho, relacionamentos e humor pelo resto do dia. Agora, imagine que você está tendo o seu melhor dia. Você acabou de receber boas notícias, o sol está brilhando, sua música favorita está tocando e você está cantando junto. Você está de bom humor. Esse mesmo feedback negativo chega, e você fica um pouco chateado, mas decide não se concentrar na situação e focar nos aspectos positivos da sua vida. Seus pensamentos e sentimentos criam a história que você conta a si mesmo. Então, quando alguém lhe oferece o que pensa ser um conselho construtivo, dependendo da sua mentalidade no momento, você pode:

  • Sentir-se um fracasso – Você pode entrar em um padrão de pensar que nunca consegue fazer nada certo, que nunca vai melhorar, e que a situação está fora do seu controle.
  • Sentir que todos têm áreas de desenvolvimento – Você pode estar mais propenso a ouvir o conselho, mas não se prender muito a ele, usando essa informação para fazer uma mudança ou melhoria. O truque é apreciar o feedback e usá-lo de forma construtiva sem se fixar nele.

Primeiro, lembre-se: é a opinião de uma pessoa. E mesmo que algumas pessoas digam a mesma coisa e não seja favorável – está tudo bem. Você pode aprender a controlar como responde e reage ao feedback, mesmo que o feedback não seja o que você quer ouvir. Como você pode fazer isso?

→ Dê um passo para trás

Tire um tempo para processar a informação. Se você estiver se sentindo um pouco para baixo, tente não pensar no feedback imediatamente (se isso for uma opção). Em vez disso, certifique-se de que a outra pessoa saiba que você levará o feedback em consideração, mas que precisará de tempo para processá-lo.

→ Não se fixe no feedback negativo

Ou no positivo, para falar a verdade – uma visão excessivamente positiva de si mesmo não é realista e pode causar um ponto cego. Tenha uma visão equilibrada, olhando o feedback de todos os ângulos para obter uma perspectiva completa.

→ Separe opinião e fato

Opiniões podem ser perspicazes, mas essa é a visão de uma pessoa – outra pessoa pode pensar de maneira completamente diferente. Foque nos fatos e pratique aceitar o feedback, mas entenda que essas opiniões podem mudar e não são factuais.

→ E finalmente, crie um foco no futuro

É muito útil saber como você pode melhorar seu desempenho ou comportamento passado, mas não se prenda a isso. Use essa informação para mudar como você reage, se comporta e pensa no futuro, criando uma oportunidade para lidar melhor com situações, melhorar o desempenho e construir relacionamentos mais fortes. Isso o ajudará a criar uma mentalidade de desenvolvimento contínuo.

Na próxima vez que você receber feedback, use estas etapas para ajudá-lo a criar uma mentalidade de melhoria contínua. Adoraria ouvir suas experiências nos comentários sobre como você recebeu feedback de maneira construtiva para ajudá-lo a crescer profissional e pessoalmente.

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 129 artigos publicados.

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Mais artigos

Links – Marketing de relacionamento

https://terra.portalpopbeats.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://gazeta24h.com/7-dicas-para-ter-um-bom-relacionamento-com-o-cliente-e-nao-so-vender/
https://calltocall.com.br/7-dicas-para-ter-um-bom-relacionamento-com-o-cliente-e-nao-so-vender/
https://visaoeconomica.an9.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://ruxone.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://revistacoffeebusiness.com.br/negocios/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://pivoeconomico.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://noticiasdomundomoderno.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://business360.an9.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://businessfeed.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://culturaenegocios.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://infohoje.an9.com.br/negocios/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://portalrbn.com.br/7-dicas-para-ter-um-bom-relacionamento-com-o-cliente-e-nao-so-vender/
https://imprensabr.com/7-dicas-para-ter-um-bom-relacionamento-com-o-cliente-e-nao-so-vender/
https://www.diarioinduscom.com.br/Noticias/869106/mais_do_que_vender__e_sobre_se_conectar_com_o_cliente
https://brasiliamaisnoticias.com.br/noticia/3276/relacionamento-com-o-cliente-vai-alem-da-venda-afirma-especialista

Links – CEO e pai

https://www.balcaoautomotivo.com/2025/08/08/perolas-de-aprendizados-transmitidas-pelos-filhos/
https://www.baguete.com.br/noticias/pai-e-ceo-ou-ceo-e-pai-o-que-vem-primeiro
https://jornaltribuna.com.br/2025/08/pai-e-ceo-ou-ceo-e-pai-o-que-vem-primeiro/
https://meioenegocio.com.br/pai-e-ceo-ou-ceo-e-pai-o-que-vem-primeiro/

Links – Morango do amor

https://www.administradores.com.br/artigos/da-paleta-mexicana-ao-morango-do-amor-como-o-marketing-explica-esses-fenomenos
https://economiasa.com.br/blog/morango-do-amor-qual-a-visao-do-marketing-da-estrela-vez/
https://www.radioculturadecuritiba.art.br/morango-do-amor-qual-a-visao-do-marketing-na-estrela-vez/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *