Há 30 ou 40 anos, a especificidade da tarefa que uma pessoa deveria realizar era o que determinava os critérios para o recrutamento e seleção, os quais se pautavam, no geral, na verificação de conhecimentos técnicos.
Nas duas décadas subsequentes, as mudanças tecnológicas e a competitividade entre as empresas, acirradas por essas mudanças, fizeram emergir problemas mais complexos com os quais os profissionais passaram a lidar, o que trouxe ao recrutamento e seleção a demanda de avaliar competências.
Como é agora?
Nos últimos anos, começou a chegar no mercado de trabalho uma geração que foi educada com a lógica de que o conhecimento técnico está disponível em um dispositivo que cabe no bolso, tendo sido exposta a uma variedade muito maior de situações-problema complexas no ambiente intensamente digital no qual cresceu.
Avaliar conhecimento e competências continua válido para o recrutamento e seleção, mas para esta geração passa a ser importante considerar a compatibilidade do indivíduo com o tipo de organização, para além do segmento de mercado em que ele atua e do pacote de remuneração, ou seja, para com atributos relacionados à experiência de trabalhar na empresa.
A constatação de que contratar pessoas que compartilhem de crenças, valores e comportamentos aderentes aos da empresa diminui as taxas de desligamento não é nova, no entanto, a velocidade e a impaciência característicos da chamada geração Z colocam holofotes sobre essa compatibilidade, ou fit cultural, como critério no recrutamento e seleção.
Os atributos que revelam a cultura de uma organização são variados, como por exemplo: missão, valores e princípios, linguagem e comunicação, história da empresa e histórias ocorridas na empresa, rituais e símbolos organizacionais, processos decisórios, estrutura hierárquica, nível de confiança estabelecido entre as pessoas, rotinas de trabalho etc.
Agora, muito mais do que avaliar o fit técnico e comportamental, as áreas de RH precisam identificar se o candidato vai ser feliz naquela empresa, sabendo, muitas vezes, que o melhor candidato pode não ser a melhor escolha para aquela empresa específica.
Mais artigos
Links – Marketing de relacionamento
https://terra.portalpopbeats.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/https://gazeta24h.com/7-dicas-para-ter-um-bom-relacionamento-com-o-cliente-e-nao-so-vender/
https://calltocall.com.br/7-dicas-para-ter-um-bom-relacionamento-com-o-cliente-e-nao-so-vender/
https://visaoeconomica.an9.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://ruxone.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://revistacoffeebusiness.com.br/negocios/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://pivoeconomico.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://noticiasdomundomoderno.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://business360.an9.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://businessfeed.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://culturaenegocios.com.br/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://infohoje.an9.com.br/negocios/mais-do-que-vender-e-sobre-se-conectar-com-o-cliente/
https://portalrbn.com.br/7-dicas-para-ter-um-bom-relacionamento-com-o-cliente-e-nao-so-vender/
https://imprensabr.com/7-dicas-para-ter-um-bom-relacionamento-com-o-cliente-e-nao-so-vender/
https://www.diarioinduscom.com.br/Noticias/869106/mais_do_que_vender__e_sobre_se_conectar_com_o_cliente
https://brasiliamaisnoticias.com.br/noticia/3276/relacionamento-com-o-cliente-vai-alem-da-venda-afirma-especialista
Links – CEO e pai
https://www.balcaoautomotivo.com/2025/08/08/perolas-de-aprendizados-transmitidas-pelos-filhos/https://www.baguete.com.br/noticias/pai-e-ceo-ou-ceo-e-pai-o-que-vem-primeiro
https://jornaltribuna.com.br/2025/08/pai-e-ceo-ou-ceo-e-pai-o-que-vem-primeiro/
https://meioenegocio.com.br/pai-e-ceo-ou-ceo-e-pai-o-que-vem-primeiro/
Links – Morango do amor
https://www.administradores.com.br/artigos/da-paleta-mexicana-ao-morango-do-amor-como-o-marketing-explica-esses-fenomenoshttps://economiasa.com.br/blog/morango-do-amor-qual-a-visao-do-marketing-da-estrela-vez/
https://www.radioculturadecuritiba.art.br/morango-do-amor-qual-a-visao-do-marketing-na-estrela-vez/
Muito legal
Novos conhecimentos!!!